Cerca de 190.000 carnês do IPTU 2018 começarão a ser distribuídos na próxima semana, via Correios, aos contribuintes, que podem optar pelo pagamento em cota única ou em onze parcelas iguais. Quem quiser antecipar o pagamento do imposto já pode gerar o boleto aqui no site da Secretaria da Fazenda de Niterói ou emitir cópia do carnê impresso no site seuiptu.com.br. Aqueles que decidirem por pagar o tributo de uma única vez garantem 8% de desconto no valor total do imposto.

Para o exercício de 2018 haverá apenas a correção com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), conforme previsto em lei. A atualização monetária é referente ao período de outubro de 2016 a setembro de 2017.

“Para 2018, por orientação do Prefeito Rodrigo Neves, foram retirados os juros compensatórios das cotas mensais e incidirá, tão somente, a reposição das perdas decorrentes da inflação de 2,54%”, declarou o secretário da Fazenda, Pablo Villarim.

Importante ter atenção às datas para pagamento do IPTU:

• Cota única com desconto de 8% : pagamento até 8 de janeiro;
  • IPTU em 11 parcelas : pagamento da primeira parcela até 12 de janeiro.

Ao todo, o município conta com 217.887 imóveis tributáveis, sendo que 32.726 são terrenos e 185.161 são edificações. Não foram gerados carnês para terrenos que não possuem endereço de correspondência cadastrado, devendo o contribuinte obtê-los diretamente no site da Secretaria Municipal de Fazenda.

Para quaisquer esclarecimentos sobre o IPTU, o contribuinte poderá procurar a Central de Atendimento ao Contribuinte, na sede da SMF (Rua da Conceição, 100), enviar sua mensagem para o e-mail cac@fazenda.niteroi.rj.gov.br ou ligar para (21) 2621-2400.

Prefeitura de Niterói inova e disponibiliza carnês do IPTU 2018 em app

A Prefeitura disponibilizará também os carnês de IPTU 2018 no app “Papelada”. O objetivo da iniciativa é modernizar a troca de informações entre a Administração e os niteroienses.

Além do IPTU, é possível acessar as contas de água, luz, gás, telefônica, internet, entre outras. Dessa forma, os munícipes podem se organizar de maneira mais eficiente, já que a ferramenta oferece uma série de serviços adicionais, como alertas de vencimento, conexão direta para pagamento e histórico de gastos.