Gráfico com resultados da Casa do Empreendedor

Gráfico com resultados da Casa do Empreendedor

Já se foi o tempo em que abrir o próprio negócio em Niterói era complicado e demorado. Hoje o procedimento em casos de pequenas empresas pode chegar a apenas 30 minutos para quem procura a Casa do Empreendedor, que fica no Centro da cidade.

Lá os interessados regularizam, retiram alvarás e já saem com o cadastramento completo para emissão de nota fiscal. Em seis meses de funcionamento, a Casa do Empreendedor já realizou quase 4 mil atendimentos e criou 1.620 novas empresas no município.

No mesmo local, todo o processo necessário de documentação para os microempreendedores individuais (MEI) é agilizado através do Alvará Rápido via o sistema E-cidade. O esforço conjunto, que viabiliza a concessão do alvará e a autorização para emissão de Nota Fiscal, é das secretarias de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Urbanismo, Saúde (Vigilância Sanitária) e Fazenda (Fiscalização de Posturas) e do SEBRAE. A abertura rápida de empresas consideradas de baixo risco (que não necessitam de prévia fiscalização) é uma das vantagens.

A abertura do espaço foi o resultado de um conjunto de medidas lançadas pela prefeitura no final de 2015 que favorece os microempreendedores e as pequenas empresas da cidade.

A Casa do Empreendedor e a delegacia da Junta Comercial ficam no Shopping Bay Market, na Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro.