A Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) enviará mensagens informativas para os contribuintes que se encontram em atraso com o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU e a Taxa de Coleta Imobiliária de Lixo- TCIL. O informe será enviado pelo e-mail cobranca@fazenda.niteroi.rj.gov.br e por SMS. O objetivo desta ação é estreitar os canais de comunicação com os contribuintes.

“A mudança integra o processo de modernização do fisco municipal, que prevê a disponibilização de diversos serviços para a internet ao longo dos próximos três anos. Não há alternativa, para minimizar os efeitos da crise econômica e enfrentar um ambiente em constantes mudanças, a Administração precisa acompanhar as boas práticas do mercado. Para isso estamos investindo em tecnologia e pessoal”, pontua o secretário da Fazenda, Pablo Villarim.

Para regularizar os débitos em aberto, bastará acessar o site da Secretaria de Fazenda e seguir o seguinte caminho “Serviços online > 2ª via de IPTU e informações do imóvel”. Nesta área do portal, com a matrícula do imóvel, o contribuinte tem a possibilidade de consultar os débitos em aberto e solicitar a emissão das guias. O pagamento deve ser realizado na rede bancária conveniada.

A SMF informa ainda que o não pagamento de débitos em aberto poderá implicar na inscrição em Dívida Ativa do Município e que, caso o débito tributário já esteja regularizado, o contribuinte deve desconsiderar a mensagem informativa.

Para dúvidas, a Secretaria disponibiliza o e-mail cac@fazenda.niteroi.rj.gov.br ou a Central de Atendimento ao Contribuinte, na sede da Secretaria Municipal da Fazenda, de segunda a sexta-feira, das 10:00h às 17:00h.

Para consultar os débitos em aberto, acessar: