Para facilitar a adaptação à nova versão do sistema de Nota Fiscal, a Secretaria da Fazenda promoveu no dia 17 de março, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (R. Gen. Andrade Neves, 31 – Centro), encontro para contadores.

O evento foi realizado por instrutores do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e teve a participação da Presidente do Conselho Regional de Contabilidade Vitória Maria da Silva, do Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Niterói Magno Pacheco de Andrade, do Vice-Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro Renato Mansur, do Diretor de Operações do WebISS Henrique Pereira, do Secretário da Fazenda de Niterói Cesar Augusto Barbiero, e do Fiscal de Tributos da Secretaria da Fazenda Ary Brafman.

O novo sistema

A nova versão, que começa a operar no dia 3 de abril, promete minimizar as taxas de erros, além de trazer uma navegação mais amigável, ágil e simples aos usuários.

As principais melhorias do novo sistema são:

• Agilidade na emissão da nota fiscal, pois será possível o carregamento de informações de notas anteriores através da numeração, assim como pelo nome do tomador de serviços;
• Permite o envio da nota fiscal para um ou mais e-mails com comentários adicionais;
• Permite gerar e exportar relatórios do sistema nos formatos pdf ou Excel de informações previamente selecionadas;
• O Tomador de Serviços poderá visualizar a(s) nota(s) para reimpressão além de permitir o download do XML individualmente ou em lote;
• Disponibilizará vários filtros para pesquisa de NFS-e emitidas e/ou tomadas;
• Permite geração de Livro Eletrônico das informações pertinentes ao ISSQN e também a sumarização das retenções federais destacadas na nota fiscal.

O objetivo da nova ferramenta é facilitar o relacionamento entre o contribuinte e o município de Niterói na troca de informações e cruzamento de dados. Sua implementação faz parte de uma série de ações para envolver os cidadãos niteroienses nos processos de controle e gestão da cidade.

Presidente do CRC, Vitória Maria (Foto: Bruno Eduardo Alves)

Presidente do CRC, Vitória Maria (Foto: Bruno Eduardo Alves).

Superintendente da Secretaria da Fazenda, Ary Brafman (Foto: Bruno Eduardo Alves).

Secretário da Fazenda de Niterói, Cesar Augusto Barbieiro ( Foto: Bruno Eduardo Alves)

Secretário da Fazenda de Niterói, Cesar Augusto Barbiero ( Foto: Bruno Eduardo Alves).

Instrutor do IBAM Luiz Fernando Assunção.