Em 2017, o Índice de Participação dos Municípios (IPM) de Niterói deverá ser 18% superior ao índice de 2016, o que representa aumento do repasse de recursos oriundos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Tal incremento é decorrente do trabalho de acompanhamento da DECLAN-IPM (Declaração Anual para o IPM é o documento que se destina à apuração do valor adicionado nas operações de circulação e prestações de serviços sujeitos à incidência do ICMS, realizadas no Estado) e da contratação do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Institucional (IBRADI).

Na contramão de Niterói, grandes municípios do Estado como Angra (-17,48), Macaé (- 3,09) e Rio de Janeiro (- 2,69) tiveram queda nos repasses de ICMS, enquanto outras cidades como Duque de Caxias (+5,9) e Campos (+9,1) tiveram aumento tímido – ao comparar 2017 com 2016.

Somente nos primeiros oito meses deste ano, o Governo do Rio de Janeiro repassou aos cofres de Niterói R$ 142.321,356,12 milhões, distribuídos de acordo com o IPM do município. A estimativa é que até o final do ano, Niterói arrecade 39,7% a mais, ao confrontar com o valor arrecadado em 2013.

“Crescimento baixo, inflação acima do teto da meta, juro alto, câmbio disparando e investidores pessimistas. O momento de aperto traz a necessidade de mudanças e nos obriga a revisar o próprio trabalho e as informações que temos à disposição. Mesmo que a arrecadação de ICMS do Estado não esteja crescendo, o repasse para nosso município está aumentando em 18% . Resultado de um trabalho mais técnico de acompanhamento, procurando novas receitas e até inconsistências nas declarações prestadas pelos contribuintes. Crises também são oportunidades”,  esclareceu o Secretário de Fazenda César Augusto Barbiero.

O índice foi divulgado pela Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (SEFAZ-RJ) no dia 1 de setembro, por meio do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ). O IPM é de extrema importância para o planejamento orçamentário e para a consecução de políticas públicas do município, uma vez que define o percentual que cada município fará jus na distribuição do ICMS arrecadado, no exercício seguinte ao da apuração. Ou seja, ao longo de 2017.

Evolução do IPM-ICMS de 2009 a 2017. Clique para ampliar.

Evolução do IPM-ICMS de 2009 a 2017. Clique para ampliar.

 

Comparativo da variação do IPM entre Municípios do Estado do Rio de Janeiro. Clique para ampliar.

Comparativo da variação do IPM entre Municípios do Estado do Rio de Janeiro. Clique para ampliar.