Uma delegação de representantes da Fundación Líderes Globales formada por 40 gestores e prefeitos de cidades latino-americanas foi recebida nesta quarta-feira (24/05), no auditório do Caminho Niemeyer, pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. A iniciativa partiu da Fundación, com o objetivo de conhecer de perto as experiências positivas alcançadas pelo município no campo da gestão orçamentária e financeira.

A visita técnica dos gestores e prefeitos está sendo organizada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). A delegação, que reúne representantes da Costa Rica, Equador, El Salvador, México e Panamá participará de palestras ministradas pelo secretário-executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, pela secretária municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag), Giovanna Victer, e pelo secretário municipal de Fazenda, Pablo Villarim.

Durante o evento serão apresentados temas como a gestão estratégica, orçamentária e financeira, além da conquista do prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae de 2016.

Administração pública – Com base na ética, transparência e, sem vínculo político-partidário, o Ibam tem como missão promover o desenvolvimento institucional da administração pública, especialmente a municipal, fortalecer sua capacidade de formular políticas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento. O Instituto, que tem sede no Rio de Janeiro, é uma associação sem fins lucrativos, que atua tanto no Brasil como no exterior, com forte presença na América Latina e nos países africanos de língua portuguesa.

Intercâmbio de experiências – A Fundación Líderes Globales atua em diversos países em todos os continentes com temáticas atuais, buscando fortalecer o diálogo entre os diversos líderes locais. Entre as suas atividades destacam-se ações de capacitação, pesquisa e formação de líderes locais a partir de uma visão global, boas práticas em gestão local de obras públicas e desenvolvimento social, além de intercâmbio de experiências bem-sucedidas em gestão de segurança cidadã, inovações em governo digital e uso de tecnologia de ponta. A entidade tem como um de seus objetivos, promover em âmbito internacional alianças público-privadas entre o setor empresarial e os entes públicos do Estado, e os governos locais e agências públicas de desenvolvimento.