A Secretaria Municipal da Fazenda de Niterói (SMF) promoveu, durante os meses de setembro a dezembro, o Curso de Capacitação para Fiscalização do Simples Nacional (SEFISC – Sistema Único de Fiscalização), ministrado pelos multiplicadores regionais Renato Poubel e Maria Elisa Azevedo, representantes do Sindicado dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais do Leste do Estado do Rio de Janeiro (SINFILESTE). O convite, feito pelo Subsecretário de Gestão Fazendária de Niterói Wolner Ferreira da Costa, teve como objetivo a capacitação dos Auditores Fiscais de Tributos para a fiscalização dos estabelecimentos optantes pelo Simples Nacional.

Esse módulo de fiscalização da Receita Federal, o SEFISC, possibilita a interligação dos fiscos nas três esferas: municipal, estadual e federal.

Com a conclusão do treinamento, os Auditores Fiscais da SMF ficam capacitados em importante ferramenta de fiscalização que proporcionará incremento de arrecadação, contribuindo, inclusive, para a justiça fiscal e social.

A SMF estuda a possibilidade de disponibilizar novos cursos de capacitação direcionados aos Auditores Fiscais de Tributos dos demais municípios do Rio de Janeiro. Segundo o Secretário Municipal da Fazenda de Niterói Cesar Augusto Barbiero, “a sinergia entre municípios é de importante valia no compromisso de alavancar a eficácia e eficiência das Fazendas Municipais, a fim de possibilitar a recuperação nesse cenário de crise que atormenta muitos municípios vizinhos”, disse.