Os contribuintes que quitarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020 em cota única até a próxima quarta-feira (8) terão 8,5% de desconto. Caso estejam incluídos no benefício da Lei do Bom Pagador, o desconto chega a 13%. A Secretaria Municipal de Fazenda esclarece que os imóveis que estão com os impostos em dia já receberam o desconto de 5% do “Bom Pagador” no IPTU de 2020, de acordo com a lei 3.428/2019. O desconto está discriminado no carnê, na folha “Ficha de Lançamento 2020”.

Para os que optarem pelo pagamento em onze parcelas mensais iguais, de janeiro a novembro, o primeiro vencimento será no dia 10 de janeiro. O desconto “Bom Pagador” vale tanto para quem optar pelo pagamento em cota única quanto pelo parcelamento. A Taxa de Coleta de Lixo já está inclusa no valor final do imposto.

“Com o pagamento do imposto em dia, o cidadão amplia o poder de investimento da Prefeitura em áreas como Segurança, Saúde e Educação, permitindo a realização de obras, projetos e programas sociais com recursos próprios”, explica a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer.

Os carnês foram entregues pelos Correios, mas é possível emitir as guias para pagamento através do site da Secretaria da Fazenda (https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/servicos/iptu/). Para tanto, basta digitar o número de inscrição do imóvel no campo “Digite o número da matrícula do imóvel” para que o contribuinte tenha acesso ao carnê, idêntico ao enviado para o seu endereço, com todas as informações e guias para pagamento, seja em cota única, seja de forma parcelada.

“Com a possibilidade de fazer o pagamento através da versão digital, o contribuinte não precisa se deslocar até a sede da Secretaria de Fazenda para solicitar a segunda via do documento. É mais uma medida da gestão municipal para facilitar a vida do contribuinte”, afirma Giovanna.

Para quaisquer esclarecimentos sobre o IPTU, o contribuinte poderá procurar a Central de Atendimento ao Contribuinte, na sede da SMF (Rua da Conceição, no 100) ou enviar sua mensagem para o e-mail cac@fazenda.niteroi.rj.gov.br ou ligar para (21) 2621-2400.