A deputada federal Clarissa Garotinho, à frente da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do município do Rio de Janeiro, visitou a Casa do Empreendedor, espaço criado para facilitar a vida do pequeno empresário niteroiense.

O objetivo do encontro foi conhecer o trabalho realizado pela Casa para possivelmente replicar o projeto na capital. A abertura rápida de empresas consideradas de baixo risco, que não necessitam de prévia fiscalização, é uma das vantagens.

Assessores e profissionais da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do município do Rio de Janeiro continuam em contato com as diversas secretarias envolvidas no projeto para entender as ações executadas, as parcerias públicas feitas, além dos resultados e impactos já produzidos.

Hoje, abrir o próprio negócio em Niterói em casos de pequenas empresas pode chegar a apenas 30 minutos. No espaço, interessados regularizam, retiram alvarás e já saem com o cadastramento completo para emissão de nota fiscal. Desde sua abertura, há um ano, a Casa do Empreendedor já realizou mais de 5 mil atendimentos.

No mesmo local, todo o processo necessário de documentação para os microempreendedores individuais (MEI) é agilizado através do Alvará Rápido via o sistema E-cidade. O esforço conjunto, que viabiliza a concessão do alvará e a autorização para emissão de Nota Fiscal, é das secretarias de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Urbanismo, Saúde (Vigilância Sanitária) e Fazenda (Fiscalização de Posturas) e do SEBRAE.