SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA DE NITERÓI

EDITAL – PRÊMIO ELAS DA SMF

Março de 2021

1 – OBJETIVO

A Campanha “Elas Da SMF” surge com o objetivo de conscientizar os/as servidores/as acerca da importância do Dia Internacional da Mulher para o combate às desigualdades de gênero no espaço laboral.

Essa iniciativa busca valorizar, contar e registrar a história das diferentes mulheres que trabalham na Secretaria de Fazenda.

Você certamente conhece mulheres inspiradoras daqui. Está esperando o que para nos contar a história dela?

2 – PRÊMIO

2.1. O prêmio Elas Da SMF premiará, no dia 15 de abril, as dez melhores histórias  nas categorias: sororidade, empatia, equidade, justiça, ética e liderança;

2.2. Poderão participar todos os servidores, homens e mulheres, da Secretaria Municipal de Fazenda;

2.3. A história a ser contada deve ser de autoria do próprio participante e poderá abordar vivências próprias ou de colegas de trabalho inspiradoras.

2.4. Para cadastrar a história você deve classificá-la em uma das seis categorias: 

CATEGORIADESCRIÇÃO
SororidadeO conceito de sororidade   foi criado para incentivar o apoio entre as mulheres. A palavra vem do latim soror, que significa irmã, ou seja, sororidade é irmandade.  A essência da sororidade é a união e a solidariedade entre as mulheres.

Nessa categoria devem ser inscritas histórias nas quais mulheres protagonizaram ações e movimentos em defesa, proteção e cumplicidade umas com as outras. 

Mulheres que se uniram para denunciar um caso de ###édio; mulheres que se uniram para garantir que seu trabalho fosse valorizado de alguma forma; entre outras.
EmpatiaÉ a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente e de querer o que ela quer.  Empatia é conseguir se colocar de fato no lugar do outro.

Nessa categoria devem ser inscritas histórias onde servidores ajudam outras mulheres, prestando apoio em qualquer situação, sendo empáticos com seus problemas. Ou ainda histórias de mulheres que foram empáticas com colegas em situações de adversidade.

Ex: Relato de um homem que estava passando por dilemas familiares e recebeu tratamento empático de uma mulher colega ou chefe de trabalho.
EquidadeVirtude de quem manifesta senso de justiça,  respeito à igualdade de direitos. Além disso, equidade significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades.

Nessa categoria devem ser inscritas histórias nas quais mulheres induziram ou receberam tratamento  justo (igual sendo iguais e desigual sendo desiguais).

Ex:  Um(a) gestor(a) que permitiu que sua funcionária tirasse intervalos periódicos para que a mesma pudesse amamentar seu filho.
JustiçaPrincípio ou virtude moral que inspira o respeito pelos direitos de cada pessoa e pela atribuição do que é devido a cada um, implicando na capacidade de julgar e agir de forma apropriada às circunstâncias, sem favorecimento ou discriminação.

Nessa categoria devem ser inscritas histórias onde mulheres promoveram ou adotaram ações de respeito à igualdade e equilíbrio social.

Ex: Uma mulher, chefe de equipe, decidiu conceder a seu funcionário o mesmo tempo de afastamento da licença paternidade concedida à gestante após morte materna.
ÉticaA ética discute os valores que se traduzem em existências humanas mais felizes, mais realizadas, com mais bem-estar e qualidade de vida. Além disso, busca os valores que signifiquem dignidade, liberdade, autonomia e cidadania.

Nessa categoria devem ser inscritas histórias nas quais mulheres utilizaram e permaneceram dentro dos valores éticos.

Ex: Uma mulhor que é reconhecida por seus colegas de trabalho pela sua integridade e ética na condução do trabalho (com exemplos de suas ações) 
LiderançaÉ o ato de comandar pessoas influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança está relacionada com a motivação, porque uma líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

Nessa categoria devem ser inscritas histórias onde mulheres, através da liderança, inspiraram atitudes e/ou comportamentos positivos em outras pessoas.

Ex: A Gestora que assumiu um grande desafio em um momento de crise e foi reconhecida pela sua capacidade de gerir conflitos e solucionar problemas.

4 – INSCRIÇÃO

4.1. O período definido para inscrição será de 8 de março a 12 de abril;

4.2. A inscrição será gratuita e será realizada mediante entrega da ficha de inscrição devidamente preenchida juntamente com o cadastro de história que deseja submeter.

4.3.  A ficha de inscrição e o cadastro da história ficará disponível no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFG7HJovLVtD74ZQeNUfcOe5HSxQRgSBTvZWZpnh9gH1xHfA/viewform

4.4. O ato de inscrição implica a aceitação plena das condições estabelecidas neste regulamento.

5 – APURAÇÃO, DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E ENTREGA DO PRÊMIO

5.1. A comissão julgadora será formada por membros da Assessoria de Planejamento e de Comunicação.

5.2. As cinco histórias selecionas ganharão uma tutoria em liderança em parceria com a Escola de Gestão e Governo de Niterói, República.Org e Vetor Brasil, organizações referência em gestão de pessoas no setor público;

5.3. A divulgação dos resultados bem como a entrega dos prêmios será realizada no dia 15/04/21 em formato a ser definido pela comissão julgadora.

6 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 

6.1. Os critérios para avaliação das histórias do Prêmio Elas da SMF são:

Originalidade (até 25 pontos);

Aderência ao tema do eixo (até 25 pontos);

Domínio da história (até 25 pontos);

Valorização das mulheres (até 25 pontos).

7 – DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela comissão julgadora;

7.2. Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Niterói, 8 de março de 2021.