A agência de classificação de risco Standard & Poor’s Global Ratings reafirmou, nesta terça-feira (26), o rating brAAA atribuído à cidade de Niterói no ano passado.

Apesar dos desafios políticos e econômicos, da lenta retomada do crescimento do Estado e do Brasil, e da crise fiscal pela qual passa o Estado, Niterói tem registrado superávit operacional de maneira consistente.

Em relação ao histórico de políticas prudentes de receitas e de gastos, a Standard & Poor’s apontou a capacidade da cidade em acumular caixa para financiar seus projetos e para reservar recursos, ressaltando a criação Fundo de Estabilização Fiscal, que proporcionará uma economia de 10% das receitas dos royalties nos próximos 20 anos e poderá fornecer uma proteção fiscal em caso de volatilidade nesses recursos.

Na análise, a agência de riscos também considerou o pré-pagamento de cinco contratos de dívida, o que reduziu seu estoque de dívida de 40% de sua receita operacional em 2017 para apenas cerca de 26% em 2018.

Desta forma, o rating da cidade permanece em brAAA, mas deixa a perspectiva Estável e assume a perspectiva Negativa, em razão de possíveis transições políticas e impactos na administração fiscal e financeira – o que não significa que a nota de crédito foi alterada.