Boletim Econômico 1º Trimestre 2024: Setor Naval/Óleo & Gás demonstra retomada do protagonismo em Niterói

Niterói, 9 de maio de 2024 – A décima terceira edição do Boletim de Movimento Econômico, elaborado pela Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói, abrangendo o período de janeiro a março de 2024, revela dados promissores para a economia local.

Durante o primeiro trimestre do ano, Niterói alcançou um recorde de na arrecadação do tributo comparativamente ao mesmo período em anos anteriores, o que reflete o dinamismo da economia municipal. Houve um aumento de 22% na emissão de notas fiscais no primeiro trimestre deste ano comparativamente ao mesmo período em 2022.

O setor Naval/Óleo & Gás assumiu a liderança no ranking de arrecadação de ISS com mais de 20 milhões de arrecadação de ISS no primeiro trimestre, um número 115% superior ao mesmo período do ano anterior. O de saúde ‘Atividades de atenção à saúde humana’ e o de ‘Atividades dos Serviços de Tecnologia da Informação’ também mantiveram o bom desempenho que vem sendo observado, tiveram, respectivamente 10% e 16% de crescimento. Resultados que indicam a importância desses setores para a cidade e sua capacidade de impulsionar o desenvolvimento local.

“Os resultados deste boletim refletem a força da economia de Niterói e retratam um momento promissor para o setor naval. Estamos empenhados em garantir investimentos e incentivos adequados às empresas para gerar mais postos de trabalho no município. O investimento de mais de R$ 130 milhões na dragagem do Canal de São Lourenço é um exemplo desse compromisso da Prefeitura com os empresários do setor”, destacou Marília Ortiz, Secretária Municipal de Fazenda.

Importante destacar que a recente parceria entre a Petrobras, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a APEX Brasil tem impulsionado novos negócios no setor naval, complementando este cenário e destacando ainda mais a importância dessa área para o crescimento econômico.

O Boletim Econômico é uma importante ferramenta para empresários, investidores e gestores, fornecendo análises e diagnósticos confiáveis sobre o desempenho do município. Esses resultados são uma demonstração do potencial econômico de Niterói e colaboram para um futuro desenvolvido e ainda mais transparente.

O Boletim de Movimento Econômico é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Fazenda e apresenta de forma analítica dados relativos à arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS e à Emissão de Notas Fiscais do Município. Sua elaboração conta com a participação de técnicos da Subsecretaria de Receita, órgão da SMF responsável por todos os dados utilizados no boletim. O documento constitui-se num importante aliado a empresários e comerciantes da cidade, com diagnóstico sobre as tendências do setor econômico local. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Estudos Fiscais.

Acesse o Boletim em https://www.fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/repositorio-institucional/boletins/