Ontem (28), a Secretaria Municipal de Fazenda esteve presente Cerimônia de Posse de Thamyris Elpídio como Secretária Municipal da Mulher. O evento representa um momento histórico para as mulheres em Niterói e um grande avanço para a Prefeitura, especialmente por garantir um orçamento específico para políticas de gêneros transversais. Ao incorporar a perspectiva de gênero em todas as áreas e níveis de formulação e implementação de políticas – desde saúde educação até economia e segurança – garantimos que as necessidades e desafios das mulheres e outras minorias de gênero sejam devidamente considerados e tratados.

O município já é referência em políticas voltadas às mulheres. A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM) foi responsável pela criação de diversas ações como por exemplo, auxílio para mulheres em situação de violência, política municipal de dignidade menstrual no SUS, co-working público para mulheres, entre outras iniciativas que demonstram o compromisso da gestão com o cuidado com as cidadãs. Agora, com a criação da Secretaria, o munícipio reforça ainda mais o seu comprometimento com a promoção da equidade de gênero e o empoderamento feminino.

Esse momento celebra não apenas uma conquista das mulheres de Niterói, como também demonstra que ter uma instância específica para pensar e desenvolver os direitos das mulheres representa uma dedicação na igualdade de gênero, e também é um passo crucial para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa em Niterói.

Que esta Secretaria seja uma ponte para grandes avanços e conquistas, refletindo a força e a resiliência das mulheres, e que Niterói continue sendo um município de vanguarda em termos de direitos e oportunidades para todos.

Em nome de toda Fazenda, parabéns a @thamyris_elpidio e todas as envolvidas!