A Colheita da Fazenda – O Natal beneficente da SMF está coletando alimentos não perecíveis para o Banco Municipal de Alimentos Herbert de Souza, a fim de oferecer um Natal mais digno às famílias atendidas pelas instituições cadastradas.
Para ajudar, você poderá depositar sua doação em quaisquer cestas distribuídas pela SMF até o dia 22 de dezembro.
Sua solidariedade terá um gosto especial para muita gente!
Sobre o Banco Municipal de Alimentos Herbert de Souza
A Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional fica na Secretaria Executiva. Dentro da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional existe o Banco Municipal de Alimentos Herbert de Souza.
O Banco de Alimentos sobrevive de doações ou de editais públicos e direciona os donativos para as mais de 30 instituições de Niterói, todas cadastradas na Assistência Social. Entre as instituições estão creches, orfanatos, asilos e igrejas. O Banco de Alimentos atende também famílias em situação de insegurança alimentar grave encaminhadas pela Assistência Social.
Atualmente, o Banco de Alimentos conta basicamente com doações e parcerias. Por isso, a importância da campanha Colheita da Fazenda – O Natal beneficente da SMF, seja pela quantidade de alimentos arrecadados, seja pela publicidade que dará ao Banco Municipal de Alimentos Herbert de Souza.
O Brasil e a fome
São 3,4 milhões de brasileiros e brasileiras que convivem, todos os dias, com a fome, segundo registros apresentados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Temos visto muito esforço da década de 1990 para cá no combate a esse problema. E os avanços são significativos desde então. Daquela época aos dias atuais, a diminuição de pessoas com fome saiu de 14,8% para o atual 1,7%.
Só que os mesmos dados, colhidos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013, também dizem que mais de 22% de lares brasileiros passam por privações de alimentos. Quanto maior a consciência coletiva da importância da doação, do não-desperdício e da qualidade da conservação dos itens, mais facilitado será o acesso da população de baixa renda aos alimentos.