Neste mês, a Secretaria de Fazenda de Niterói marcou presença no CityLab, evento global organizado pela Bloomberg Philanthropies na Cidade do México, que reuniu mais de 700 gestores públicos de todo o mundo, a fim de discutir soluções inovadoras para tornar as cidades mais inclusivas, sustentáveis e adaptadas às necessidades de seus cidadãos, além de identificar e compartilhar soluções urbanas escaláveis.

Representando o Brasil, Niterói foi o único município a compartilhar suas iniciativas em um dos painéis de destaque!

A Secretária de Fazenda, Marília Ortiz, participou do painel sobre “Governança Orientada para Missões nas Cidades”, compartilhando as experiências inovadoras que colocam Niterói como referência em gestão pública. Entre as iniciativas apresentadas, estão:

✅ O Plano Niterói que Queremos;

✅ A Moeda Social Araribóia;

✅ A criação do Fundo de Royalties.

A mesa contou com a mediação de Ranier Kattel, Professor de Inovação e Governança Pública no Instituto de Inovação e Propósito Público da University College London, além da participação de líderes de outras grandes cidades, como Orion Barnet, Coordenador Geral do Plano Estratégico Metropolitano de Barcelona, e Lucía Soca, uma das gestoras do programa de moradias habitacionais de Montevidéu.

A participação da SMF nesse evento reforça o reconhecimento internacional de Niterói como uma cidade inovadora e comprometida com o desenvolvimento sustentável, além de proporcionar uma valiosa troca de experiências para continuar aprimorando a gestão pública local. 💡