02/07/2020 – A Prefeitura de Niterói prorrogou o prazo para que as empresas cadastradas nos programas Empresa Cidadã 1 e 2 revalidem o termo de adesão. Até o dia 12 de julho, será possível acessar o site https://www.empresacidada.niteroi.rj.gov.br para garantir o auxílio na folha de pagamento por cinco meses, ao invés dos três meses previstos inicialmente. Em contrapartida, as empresas terão que se comprometer, no novo termo de adesão, a não reduzir postos de trabalho por até oito meses. O anúncio foi feito durante pronunciamento do prefeito Rodrigo Neves nas redes sociais.

“A Prefeitura de Niterói desenvolveu uma série de medidas inovadoras para manter as empresas da cidade de pé durante esse período da pandemia. O Empresa Cidadã é um programa único. E estamos trabalhando ainda em um plano de retomada da atividade econômica que deverá ser anunciado em breve”, afirmou o prefeito.

De acordo com a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, até agora 2.481 já revalidaram o termo de adesão ao programa Empresa Cidadã. E ainda há 370 empresas ainda não fizeram a renovação, e por isso o prazo foi prorrogado. A secretária ressaltou que nesta quinta-feira (02) foi feito o repasse para a folha dos inscritos no Empresa Cidadã 1 e, nesta sexta-feira (03), ocorrerá o repasse para os cadastrados no Empresa Cidadã 2.

A secretária comentou também sobre os programas Niterói Supera e Supera Mais, de oferta de crédito para capital de giro de micro e pequenas empresas.

“O Supera Mais é o programa de crédito que será complementar ao Niterói Supera. Como o Banco do Brasil não estava conseguindo chegar no número de empresas e nem no volume de crédito que gostaríamos, tampouco atendendo as pequenas empresas, nós estamos mudando a forma de fazer o programa. Aquelas empresas que faturam até 1 milhão de reais por ano e se enquadram no Supera Mais não precisarão se cadastrar novamente. Vamos utilizar o cadastro feito para o Niterói Supera e migrar essas empresas para o Supera Mais, que já vai começar a conceder crédito na segunda quinzena de julho. E os setores que ficaram mais tempo fechados durante a pandemia, como bares, restaurantes, lanchonetes e academias terão prioridade”, destacou.

Reabertura dos shoppings – Durante o vídeo ao vivo, o prefeito destacou o trabalho diferenciado adotado nos shoppings e centros comerciais da cidade no cumprimento dos protocolos para a reabertura das lojas dentro no plano gradual de transição para o novo normal.

Com horário de funcionamento reduzido, das 12h às 20 horas, os estabelecimentos devem cumprir todos os protocolos determinados pelo decreto da Prefeitura de Niterói para poderem receber os clientes. Para a abertura das lojas, é preciso cumprir os protocolos de segurança como manter a ocupação máxima em 50%, medição de temperatura e disponibilização de álcool gel na entrada, a instalação de tapetes sanitários, marcação de distanciamento social e funcionários para evitar aglomerações. As praças de alimentação destes estabelecimentos permanecem fechadas.

“Realizamos treinamento com equipes da área de saúde para orientar os empresários e profissionais. Os relatórios que recebi sobre a reabertura desses estabelecimentos apontam que as medidas determinadas estão sendo cumpridas. Vamos continuar com as ações de fiscalização. Niterói está mostrando, mais uma vez, que é uma cidade diferente. Por isso, precisamos continuar perseverando no distanciamento social e nos protocolos de segurança para que a gente possa continuar vencendo esta batalha e conseguindo, com responsabilidade, avançar neste novo normal”, disse o prefeito.

Programas sociais – A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Ellen Benedetti, divulgou as datas de pagamento do mês de julho para os beneficiários dos programas sociais emergenciais temporários. No dia 9 de julho, será efetuado o crédito no cartão pré-pago para os inscritos no programa Busca Ativa, como catadores de recicláveis, artesãos, vendedores ambulantes regularizados, pescadores artesanais, quiosqueiros, jornaleiros e produtores agroecológicos.

Nos dias 10, 11 e 12 de julho, será a vez dos beneficiários inscritos no CadÚnico, seguindo calendário de ordem alfabética. E nos dias 13 e 14 de julho, a recarga dos cartões será realizada para as famílias de alunos da rede municipal de ensino que não estão inscritas no CadÚnico.

Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (2), Niterói tem 5.532 casos confirmados de Covid-19, com 465 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra 211 óbitos e tem 4.746 pacientes recuperados.