Durante o evento foi anunciada a digitalização de ponta a ponta de mais um serviço e apresentada a nova atendente virtual do website da instituição.
Nesta terça (14) durante uma live nas redes sociais da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), a secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz, apresentou as transformações digitais do órgão aos empresários da cidade e também divulgou os próximos passos do Programa Supera Mais Ágil. Atualmente a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) conta com 48 serviços prestados eletronicamente por meio de e-mails institucionais ou diretamente pelo Portal de Serviços da Prefeitura (https://servicos.niteroi.rj.gov.br/). No evento foi anunciada a digitalização de ponta a ponta de mais um serviço da SMF – a senha web de acesso ao Sistema de Nota Fiscal Eletrônica do Município (NFS-e). Se antes os contribuintes precisavam enviar um e-mail solicitando a validação da senha, a partir de hoje será possível solicitar diretamente pelo Portal de Serviços.
“Zefa” será a nova ferramenta de atendimento da Secretaria de Fazenda de Niterói
Durante o evento, foi apresentada a atendente virtual do website da Secretaria. A nova ferramenta de atendimento irá auxiliar o cidadão que busca pelos serviços da instituição. De acordo com a Secretária Marilia Ortiz, o chatbot foi desenvolvido em parceria com a CDL Niterói, que adquiriu o software e doou à SMF. As equipes de Inovação em Serviços e de Tecnologia da Informação da SMF fizeram a programação da ferramenta, integrando todas as informações da carta de serviços. O chatbot ficará disponível no website da Secretaria a partir de outubro.
“Estamos em um momento de retomada econômica e queremos ser uma secretaria que auxilia o cidadão e os empresários. Nesse sentido, a gente tem como foco a digitalização dos serviços e também queremos facilitar o acesso à informações importantes da secretaria, por isso hoje apresentamos a nossa nova ferramenta de atendimento, que ganhou o nome de “Zefa”. É um chatbot que passará por três fases de desenvolvimento: a primeira versão tem como foco a prestação de informação integrada com a carta de serviços da Fazenda; na segunda versão o chatbot passará a contar com o livechat, atendimento em tempo real; e na terceira versão será possível realizar o serviço pela própria ferramenta. Estamos dando um passo importante para deixar o órgão cada vez mais integrado às novas tecnologias”, explicou a secretária.
“Hoje foi um evento de grande importância para o empresariado da cidade, a digitalização dos serviços da Secretaria de Fazenda leva ao contribuinte tecnologia e formas de acesso que antes não tínhamos e essa modernização também envolve a desburocratização de muitos serviços, facilitando não só a vida do empresário, mas também do cidadão”, falou o presidente da CDL Niterói, Luiz Vieira.
Supera Mais Ágil – O prazo para adesão ao Programa Supera Mais Ágil encerrou na semana passada e mais de 780 empresas se cadastraram manifestando interesse em obter crédito a juros zero. De acordo com a secretária, o primeiro lote com a relação das empresas que poderão pleitear o empréstimo sairá na próxima semana.
O Supera Mais é um programa da Prefeitura de Niterói em parceria com a AgeRio, que concede crédito com 10 meses de carência e pagamento em 36 parcelas a micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$1 milhão. Os juros são integralmente custeados pela Prefeitura. O valor do empréstimo pode ser de até R$20 mil, até R$50 mil ou até R$80 mil, dependendo do porte da empresa.